Coisas da Imaginação
Ateliers de experimentação artística
23 a 27 de julho de 2018
Guimarães, Portugal
Coordenação e organização: Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
Concepção e orientação: Amanda Midori e Ludgero Almeida.
Participantes: crianças e jovens, entre os 7 e os 12 anos de idade.
Local: Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
Sinopse: No âmbito do lançamento da nova Licenciatura em Artes Visuais, a EAUM organizou a atividade “Coisas da Imaginação - ateliers de experimentação artística”. Nestes ateliers, as crianças exploraram os seus próprios processos criativos e artísticos, com toda a liberdade e espontaneidade. Com eles, invadiram salas de aula, corredores, janelas e jardins, instigando diariamente a sua criatividade com recursos a materiais e técnicas diferentes. Juntos, transformamos a Escola de Arquitetura num lugar para a imaginação habitar.
Programa:
23/07 O nascimento das cores
Como são feitas as tintas? Utilizando pigmentos vegetais e minerais, terras, especiarias e materiais naturais criaremos diversas cores. Dedicado à pintura, este será um dia para inventar tintas e pintar à beça: sozinhos e em coletivo.
24/07 A construção dos lugares
Vamos desenhar no espaço! Inventaremos labirintos, tendas, casotas. Lugares para deitar, saltar, atravessar, espreitar ou para se esconder. Brincaremos e criaremos dentro e fora da Escola instalações que nos permitam, de maneira criativa, ocupar com o nosso corpo o ambiente que nos rodeia.
25/07 Imagens ao infinito
O nosso atelier ficará repleto de imagens, elas são muito parecidas, mas se olharmos bem nenhuma será igual à outra. Há diferentes maneiras de reproduzir as imagens e vamos conhecer algumas delas. Há quem use as plantas para fazer fotografias, outros gostam de experimentar a fotocopiadora, o estêncil ou a isogravura. Qual será aquela que tu vais mais gostar?
26/07 Ver com os olhos do desenho
Linhas duras, grossas, macias ou longas. Rápidas como o pássaro que voa ou tão lentas como as nuvens. Nas janelas desenharemos aquilo que vemos, paisagens e retratos. Imaginaremos e descobriremos a textura das coisas através da frotagge e de diferentes tipos de riscadores. Como os antigos artistas, inventaremos câmaras escuras para desenharmos o mundo de pernas para o ar!
27/07 Mãos que criam mundos
Mãos que amassam, apertam e separam. Mãos que mexem, agarram e esburacam para investigar o formato e volume das coisas. Utilizaremos gesso, barro, terra, frutas, legumes e aquilo tudo o que o bosque nos suscitar para criar os mais variados objetos tridimensionais.
Links: